para ler
Eu não aprendi a nadar, sou uma adulta que vai pro mar, frequenta piscinas (normalmente as bordas (risos)), mas não nada, nem mergulha. Quando quis colocar meu filho na aula de natação senti dificuldades em acompanhá-lo, era difícil auxiliar no que eu mesma não sabia fazer.
O caminho para trabalhar as emoções com os filhos inevitavelmente passará pelo trabalho com as próprias emoções, pois assim como é difícil ensinar a nadar sem saber, também é difícil ensinar um filho a reconhecer, digerir e expressar o que sente sem ter passado por este lugar.
Os pais que conseguem acompanhar os filhos na tarefa de lidar com as emoções contribuem não só para o desenvolvimento emocional, mas para a segurança e o desenvolvimento da autoestima. Crianças que aprendem a reconhecer, nomear suas emoções, encontrar formas adequadas para expressar o que sentem, tornam-se adultos mais conscientes de si, mais aptos para lidar com suas dores e problemas e mais responsáveis pelos seus sentimentos nas relações.
Para os pais é importante refletir sobre como foi a aprendizagem de lidar com as emoções na família. Estar consciente de como aprendeu e como faz isso hoje, facilita acolher e escutar, verdadeiramente, a criança no processo dela. Reconhecer qual é o próprio padrão de lidar com as emoções é fundamental para poder trabalhar o desenvolvimento emocional da criança.
Uma mãe, toda vez que os filhos começavam a brincar com objetos da decoração e desorganizar a casa, sentia-se tão irritada que o tom de voz subia imediatamente e a tentativa de colocar limite nos filhos terminava sempre em gritos. Embora, não quisesse repetir o padrão que já tinha vivenciado com os pais quando era criança acabava perdendo o controle e fazendo igual. Ela precisou aprender a conduzir sua irritabilidade para colocar limites sem atacar. Começou a reconhecer a raiva e se afastar um pouco do contexto para ventilar os pensamentos e acalmar-se, passou a ampliar o olhar para além do comportamento e a interpretar o que faziam não como um ataque pessoal. Ainda que nada disso fosse fácil e do dia pra noite, ela fez bom uso da oportunidade de aprender enquanto ensinava os filhos.
Comments